sábado, 20 de fevereiro de 2010

Amigos e Amigos




Amizade é quando duas pessoas se unem de um modo que criam um laço, um laço único no qual estão inclusas várias coisas como fidelidade, companheirismo e cumplicidade.

Amizade é quando a pessoa se interessa pelos seus problemas e tenta te ajudar quando você precisa, seja eles quais for, e quando diz os dela sem que você pergunte se ela está bem, simplesmente são despejados pra você e nessa hora é o dever do amigo dar uma palavra de alento e ajudar no que precisa.

Amizade é quando você entende o que o outro diz, se forem um grupo maior, todos entenderão, mas se houver um grande abismo que separe essa daquela amizade, tenha certeza de que existe algo errado, ou as coisas caminham para o fim ou se nada for feito, aquela união vai terminar mais cedo ou mais tarde.

Amizade é entender é com partilhar segredos seja eles quais forem, é cobrar na medida certa mas sem pressionar, é fazer tudo mas sem precisar apelar para uma troca de interesses pois do contrário, isso jamais poderá ser chamado de amizade.

Amigo:

O amigo que segue todas as "leis" citadas acima, é um verdadeiro amigo, mas sempre que há uma discussão ou atrito, a amizade torna-se fraca e questionada, algo que não deveria acontecer, e nesse aspecto entram os lemas do verdadeiro amigo:

Amigo de verdade não esconde nada de você, ele é aberto, está ali sempre do seu lado, não pressiona se o problema for sério, amizade aliás exige sempre um pouco de paciência, nossos amigos geralmente não percebem isso e não entendem o quão somos diferentes, ás vezes dois se entendem melhor que três, ou dois, mas acho que tudo vai da paciência de cada um, se não existe é porque uma hora isso pode enfraquecer de vez.

Amigo de verdade não esquece, e não te evita, não larga você porque conheceu novas pessoas ou porque é mais amigo de um do que de outro, isso é algo completamente injusto, não é certo fazer isso com alguém, isso se chama brincar de amizade, existem muitas pessoas por ai criando laços falsos, enganam a si mesmas e aqueles que pensam que podem confiar nelas, é triste mas é a realidade, todo mundo encontra alguém assim por ai, só que o problema dos que fazem isso é que depois de um tempo percebem como são infelizes e sem objetivos, vão ficar boa parte da vida se perguntando porque largaram algo que poderia ser positivo ou o que falta na vida deles.

Amigo de verdade não mente, não cria motivos tolos, não discute por discutir, não finje que está tudo bem quando na verdade não está, um amigo precisa ser amigo seja nos momentos maus ou bons é preciso valorizar a amizade ainda que problemática. discutir sim, tentar consertar o erro é obrigação dos dois lados ou se apenas um estiver errado.

Amigos jamais deviam se machucar, se ofender, se magoar, quando esse ponto acontece a amizade vai mal virá futuramente a terminar. quando se evitam por algum motivo, é uma pena pois estão destruindo tudo o que construíram.
.........

Controvérsias inevitáveis...

Porque sempre temos essa sensação tão ingrata de que tudo o que fazemos pelos outros, sejam eles nossos amigos ou não, parece que foi uma grande perca de tempo? Será que nosso esforço não valeu de nada pra essas pessoas? o valor que lhes damos é tão grande a ponto de menosprezarem uma ajuda, um apoio e por consequência uma amizade. Alguém me disse outro dia algo muito interessante, um frase que jamais havia pensado que existisse, mas que no fim das contas, ela é verdade e nós é quem não percebemos: "Quanto mais as pessoas ficam próximas de você, é certo que elas vão se afastar uma hora". Pode haver controvérsias quanto a veracidade da frase acima, mas o que é primordialmente certo é que isto é algo verdadeiro. Quantas vezes já não vimos esse filme? Também pode acontecer o contrário: uma pessoa que nos julga um bom amigo pode se surpreender e não entender o por quê de nos afastarmos dela, isso quando percebe, damos desculpas ou as evitamos mas ao menos alguns de nós faz isso por algum motivo e a todo custo evitamos "machucar" a pessoa, nem por isso somos criaturas maldosas já que pensamos milimetricamente em cada detalhe do que faremos.
Não dá pra entender porque chega nesse ponto, é lamentável e chato, todo mundo mantém uma dor mental e se desanima. a relação social acaba sendo afetada, já que não sabemos pra onde correr ou em quê acreditar, e quando algo começa a enfraquecer, é sinal de que o resto pode ruir mais cedo ou mais tarde, mas porque será que alguns de nós sofremos por antecipação? Colocamos na cabeça (por consequência do nosso passado talvez), e vemos que a forma que lidamos com determinadas pessoas, têm um começo, meio e fim. Não prevemos quando começa mas podemos prever o fim quando ela simplesmente se modifica, isso é certeza, muita gente pode pensar que isso é pura palhaçada e uma estupidez ver as coisas dessa maneira, mas acredito que quando já não somos mais pegos de surpresa, sendo avisados pelo nosso cérebro (que acaba sendo um computador ao analisar os parâmetros daquela situação, calculando o desfecho mais exato), torna-se menos pior, ter aquele choque, aquela surpresa, e a única coisa que você dirá a si mesmo é: "Eu já sabia". Claro que vai se entristecer pra si mesmo, isso todo mundo camufla da melhor forma possível, chegando a ser quase inperceptível que alguém imagine que está sofrendo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário